sobre o episodio "musica"
voltar para a página do podcast
como tudo começou...
Tudo começou em dezembro de 2024. O ano tinha sido difícil emocionalmente. Bem de repente me vi naufragada nas minhas obrigações, não sabendo o que fazer com emoções e com toda a ansiedade que carregava comigo. Decidi, então, recorrer pra alternativa que sempre me ajudou: a escrita. Comecei a escrever sobre algo que tava na minha cabeça, música. Não preciso nem explicar a minha relação com a música aqui, já fiz isso no episódio. A ideia inicial era fazer um canal no youtube, pra eu construir um 'videoensaio' visual, com desenhos, trilha sonora própria e elementos visuais que tivessem a ver com o assunto.
Como eu disse, eu iniciei a escrita disso em dezembro de 24. Mas retornei ao texto em janeiro de 25, em março, em abril, e cada vez que entrava, minha cabeça se expandia. Muitas e muitas ideias, mas nada muito visual, eu só tinha um texto e muitas inspirações. Eu fui coletando referências, pensando no que era importante e pessoal pra eu falar e colocar nesse pedacinho de mim. Li artigos, vi vídeos, pesquisei outros criadores, descobri coisas que nem sabia, enfim. Foi uma experiência incrível de pesquisa e curiosidade, como é pra ser com o que amamos.
Um certo dia, nem lembro quando, tava muito inspirada e decidi voltar nesse mesmo texto. Ali eu escrevi o que seria a versão final do roteiro desse primeiro episódio, "música". Conversei com a Nicole, minha namorada, sobre isso. Mostrei o texto e expressei minha dúvida de "e agora, o que fazer com isso?". Foi então que ela me deu a ideia de transformar esse conteúdo em um podcast. Uma lâmpada se acendeu instantaneamente na minha cabeça e pensei dãaa, é claro!! Muito mais 'fácil', um conteúdo mais pessoal, diferente, e que eu não passe 6 meses produzindo (o que também não seria um problema, até era minha intenção, mas não tava exatamente batendo corretamente com a ideia que eu tinha).
Depois disso, foi questão de horas. Eu fiz uma conta no spotify creators, que achei que fosse bem mais chato e difícil fazer, gravei o episódio, aprendi a fazer edição de áudio, como melhorar a qualidade, fiz uma identidade visual, e postei o episódio no dia seguinte. Foi lindo. Tive uma recepção muito boa, fiquei honestamente muito emocionada com as respostas e com a identificação das pessoas. Foi esse primeiro episódio que me motivou imensamente a continuar a escrever mais, a produzir mais, a pesquisar mais, a ir atrás de leituras, criadores, conteúdos que eu nunca vi.
E é assim. Acho que o processo de criação dos episódios é até muito mais legal do que a gravação em si. Espero que vocês gostem dos próximos que já estão lá no spotify. Até a próxima!